EEA GRANTS investe 6 milhões de euros na área da Conciliação / Igualdade de Género
O Governo de Portugal, representado pelo Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, assinou ontem o Memorando de Entendimento para o próximo Fundo EEA Grants 2014-2021. A Noruega fez-se representar pela Secretária de Estado para os Assuntos Europeus, Elsbeth Tronstad.
Através do EEA Grants, os países doadores (Islândia, o Liechtenstein e a Noruega) pretendem reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre os Estados Doadores e os Estados Beneficiários. Para o período 2014-2021, Portugal beneficiará uma alocação global de 102.7 milhões de euros. Neste mecanismo, serão apoiados cinco programas nas áreas do Mar, Ambiente, Igualdade de Género / Conciliação, Cultura e Sociedade Civil.
O Programa da área da Conciliação / Igualdade de Género tem como principal objetivo apoiar projetos que visem a promoção da Igualdade de Género e a conciliação entre vida pessoal, familiar e profissional, incluindo uma maior partilha das responsabilidades parentais. A entidade operadora do Programa é a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e o valor total a financiar pelo Fundo EEA Grants será de 6 milhões de euros.